twitter


  Escola Estadual Major Alexandre Rodrigues

Projeto de Aprendizagem


A história por trás das histórias
(A origem do papel e a história do livro segundo Pedro Bandeira)



Docentes: Caroline Fabianne Ruas Ribeiro
Irenice Pereira Pinto Lima
Lilian do Socorro Costa Lopes
Santuza Gomes Fróes Souto
Vanda Dias Maia

Mirabela (MG), Junho de 2013

Introdução

    O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento das sociedades e do crescimento intelectual do indivíduo. Ele permite ao ser humano registrar fatos importantes da sua história e repassar tais fatos às sociedades posteriores; O livro incrementa a missão de educar, pois fornece informações, lazer, cultura, propiciando ao leitor elaborar seu próprio conhecimento, facilitando à escrita e aguçando a imaginação. Ao voltarmos o nosso olhar para o lúdico percebemos que de algum modo, todos já ouviram uma história, seja ela retirada de um livro ou da imaginação de quem a contou, assim percebemos o quanto a história se torna importante na vida de uma criança. Muitos adolescentes descobriram respostas para suas inquietações em livros de romances ou diários. Logo se vê a importância das histórias registradas nos livros, pois são através delas que os leitores descobrem outros lugares, tempos, jeitos de agir e de ser. Contudo, muitos leitores desconhecem a história do surgimento do livro ou mesmo do papel que o compõe. Baseado nesta ideia escolhemos o livro de Pedro Bandeira( O mistério da fabrica de livros) para contar a historia do surgimento do livro, incentivando o leitor o gosto pela leitura, uma vez que o autor relata essa história de maneira agradável e interessante e usa de situações vivenciadas por muitos ao longo de suas vidas.

“O futuro só tem valor se nele podermos garantir a perpetuação do passado”. Pedro Bandeira

Tema: A origem do papel e a história do livro segundo Pedro Bandeira

Tempo de duração: 2 meses

Público alvo: Discentes do 8º Ano da Escola Estadual Major Alexandre Rodrigues.

Ao iniciarmos o projeto foram levantadas as seguintes dúvidas e certezas:

Dúvidas temporárias:

• O que é necessário para produzir um livro?
• O que compõe um livro?
• De onde vem o papel?
• Qualquer pessoa pode ser autor?

Certezas provisórias:

• Existem vários tipos de livros;
• O livro tem capa e autor;
• O livro pode ser fictício ou não;

Objetivo geral:

Despertar no aluno o gosto pela leitura e escrita, tornando-o um leitor crítico e participativo.

Objetivos específicos:

• Fazer com que o aluno crie e recrie sua história através de sua imaginação;
• Apresentar um livro e identificar os elementos que o compõe;
• Conscientizar os alunos sobre a importância do livro e da leitura;


O tema será trabalhado de forma interdisciplinar, envolvendo os seguintes conteúdos:


• Língua Portuguesa: Leitura e interpretação, produção escrita e conhecer a estrutura do livro.
• Ciências: A transformação do eucalipto em papel;
• Informática: Word, PowerPoint, navegação na Internet, Paint;
• Matemática: Unidade de medidas (Comprimento e tempo).

Metodologia

• Aula no laboratório de informática;
• Visita a biblioteca;
• Produção do livro;
• Divulgação do livro para a comunidade através de panfletos e facebook.
• Tarde de autógrafos;

Recursos

• Computador;
• Livros diversos;
• Internet;
• Panfletos
• Câmera digital;
• Caderno, lápis, borracha, papel sulfite, baú, calendário, foto da pagina inicial do facebook, caixa de musica, celular, baton, perfume, boné, brinco, bola, pendrive e tênis.

Desenvolvimento

1º Momento:

Professor responsável: Santuza Gomes Fróes Souto.

Tempo previsto: 1h/a

  • Visitar a biblioteca, para o aluno identificar os diversos tipos de livros e as partes que o compõe.


2º Momento:

Professor responsável: Lilian Socorro Costa Lopes.

Tempo previsto:1h/a

  •  Roda de conversa com levantamento de hipóteses acerca do titulo “O mistério da fabrica de livros”


3º Momento:

Tempo previsto: 15 dias.
  •  Os alunos deverão fazer a leitura do livro “O mistério da fabrica de livros” de Pedro Bandeira disponibilizado em PDF.

http://portugues.seed.pr.gov.br/arquivos/File/PedroBandeiraOMistrdaFbricadeLivros.pdf

4º Momento:

Professor responsável: Caroline Fabianne Ruas Ribeiro

Tempo previsto: 2 dias
  • Orientar os alunos quanto à estrutura de um livro, sua importância e incentivá-los a produção do mesmo.
5º Momento:

Professor responsável: Irenice Pereira Pinto Lima

Tempo previsto: 1h/a
  •  Debate para definição do tipo de histórias que irão compor o livro a ser produzido, tendo como detonador um baú com objetos do cotidiano (calendário, foto da pagina inicial do facebook, caixa de musica, celular, baton, perfume, boné, brinco, bola, pendrive e tênis) que instigue o aluno na escolha das histórias a serem escritas. O professor irá sugerir ao aluno que pegue um objeto no baú que tenha afinidade com ele ou com a fase vivenciada, ficando a critério do aluno escrever algo relacionado a esse objeto ou não.
6º Momento:

Professor responsável: Santuza Gomes Fróes Souto

Tempo previsto: 3 semanas
  •  Produção, correção e digitação das histórias
  •  Usar o Word
7 º Momento:

Professor responsável: Vanda Dias Maia e Irenice Pereira Pinto Lima

Tempo previsto: 1 semana
  •  Montagem do livro.
8 º Momento:

Professor responsável: Caroline Fabianne Ruas Ribeiro

Tempo previsto: 3 semanas
  • Divulgação no facebook e confecção de panfletos para o lançamento do livro.
  •  Usar a internet e o Paint.
9 º Momento:

Responsáveis: Docentes e discentes.

Tempo previsto: 3h/a
  •  Lançamento do livro para a comunidade.
Avaliação
  •  Desempenho dos alunos na produção do livro.

Bibliografia

http://portugues.seed.pr.gov.br/arquivos/File/PedroBandeiraOMistrdaFbricadeLivros.pdf

0 comentários:

Postar um comentário