twitter


Ola galera! Algumas pessoas me pediram a resolução da questão 8 da prova ( 9º Ano) do PAAE de 2013, e atendendo a essas pessoas eis a aí a questão. Espero ter ajudado.

Eu hoje tenho o triplo da idade que você tinha quando eu tinha a sua idade atual. Quando você tiver a minha idade, a soma de nossas idades será 28 anos. Qual é a soma de nossas idades?
Resposta: Analisando o enunciado por partes temos:
Eu hoje tenho o triplo da idade que você tinha quando eu tinha a sua idade atual.


A idade que você tinha = x  <=>  A idade que você tem = y
A idade que eu tinha = y  <=> A idade que eu tenho = 3x


Então:
y - x = 3x – y (somando o oposto de y membro a membro e x membro a membro temos)
y – y –x + x = 3x + x – y – y (resolvendo obtemos)
0 = 4x - 2y ( somando 2y membro a membro)
2y = 4x - 2y + 2y (resolvendo obtemos)    
2y = 4x (dividindo membro a membro por 2 tendo assim)   
y = 2x   
Substituindo o valor encontrado no quadro acima temos:                                                                                                                                                                                                                                                       

A idade que você tinha = x  <=>  A idade que você tem = 2x
A idade que eu tinha = 2x <=> A idade que eu tenho = 3x


Agora vamos analisar a segunda parte do enunciado: Quando você tiver a minha idade, a soma de nossas idades será 28 anos.
Para você ter a minha idade (3x), devemos somar x na sua idade tendo assim:
você  => 2x + x = 3x
Como somamos x na sua idade, somaremos x na minha também
eu => 3x + x = 4x
Como a soma das nossas idades será 28, temos que:
4x + 3x = 28
7x = 28 (dividindo membro a membro por 7)
  x = 4
Concluímos:

3 x 4 = 12 anos
Se y = 2x então será: 4 x 2 = 8 anos
A soma de nossas idades é igual a 20.

0 comentários:

Postar um comentário