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Caroline Fabianne Ruas Ribeiro, Daniele Martins de Jesus

Um dos ramos da matemática mais usados é a lógica, sendo essa um aspecto do pensamento humano. Pouco se sabe sobre a sua origem e as dificuldades encontradas para seu processo de extensão. Acredita-se que esta tenha surgido com a aparição do homem-primitivo capaz de raciocinar, deduzir e inferir. E com o passar dos tempos, foi se desenvolvendo em diversas culturas e tradições. Os gregos antigos (348-322 a.C.) foi quem desenvolveu consideravelmente a lógica, a qual foi sistematizada pelo discípulo de Platão, o filosofo Aristóteles.

Muitos matemáticos, físicos, astrônomos e filósofos trouxeram grandes contribuições para o desenvolvimento do pensamento lógico, através de seus estudos e descobertas. Pitágoras e a Escola Pitagórica descobrindo a existência dos números irracionais, Euclides com os axiomas e postulados, Tales com uma série de teoremas trigonométricos, mas o primeiro estudo formal do raciocínio se deve a Aristóteles, com a criação de dois princípios centrais da lógica, a lei da não contradição e do terceiro excluído. A construção do pensamento lógico se deu através de muitas dificuldades, como: falta de recursos necessários para estudos (conhecimento privado), empecilhos religiosos, perseguições e varias outras que não chegaram ao nosso conhecimento. Essa construção do pensamento foi levada com o uso da linguagem corrente sendo que mais tarde foi substituída pela linguagem simbólica para fácil compreensão.

Esses estudos e descobertas foram marcantes para a ciência, pois através deles conseguimos fazer grandes avanços rumo ao progresso.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BOYER, Carl B. História da Matemática-2ª. ed. São Paulo: Edgar Blucher, 2001.
GUELLI, Oscar. Contando a História da Matemática,vol1.São Paulo: Ática,1998.
EVES, Howard. Introdução à História da Matemática /Howard Eves; tradução: Hygino H. Domingues. – Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2004.

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