A
constante evolução das tecnologias gerou uma sociedade altamente tecnológica e
seletiva, que instiga a busca de conhecimentos. Milhares de informações chegam
a cada segundo as pessoas de todo o mundo de diversas formas fazendo com que
essas se desenvolvam de forma pessoal, cultural e mesmo econômicas.
Mas
não podemos mascarar as dificuldades incutidas por trás de todos esses
desenvolvimentos e das mudanças que as tecnologias geraram em nossa sociedade.
Ao olharmos o âmbito escolar, percebemos que a escola já não é a primeira fonte
do conhecimento para os alunos e sim um pequeno espaço onde há trocas mutua de
ambas as partes. Observamos que cada vez mais alunos possuem dificuldades na
aprendizagem, uma vezque o conhecimento não se encontra vinculado a vivencia
cotidiana dos mesmos.
As
informações vêm chegando com tanta velocidade que não ha tempo para um processo
de adaptação, e com isso se faznecessário à mudança do perfilescolar.As
instituições educacionais deverão ajudar o aluno a utilizar os diversos
sistemas culturais de representação do pensamento, que implica nas novas formas
de letramento e alfabetização.Deverá despertar a
curiosidade dos mesmos, desenvolver práticas interativas e sempre estar abertos
a mudanças na forma de mediar. Buscar uma forma de ajudar os alunos a organizar
e utilizar todo o conhecimento adquirido, para que esse possa fazer o uso
correto de certas tecnologias e poder absorver o máximo que ela tem a oferecer.
É preciso antes de tudo isso aceitar o
desafio, ser avido e inovador, pois esse processo de mudança não é fácil, mas é
necessário para que possamos ter cidadãos ativos. É preciso vencer os nossos
limites e irmos além, e ao final o resultado será gratificante apesar de toda
trajetória árdua.