twitter




A constante evolução das tecnologias gerou uma sociedade altamente tecnológica e seletiva, que instiga a busca de conhecimentos. Milhares de informações chegam a cada segundo as pessoas de todo o mundo de diversas formas fazendo com que essas se desenvolvam de forma pessoal, cultural e mesmo econômicas.
Mas não podemos mascarar as dificuldades incutidas por trás de todos esses desenvolvimentos e das mudanças que as tecnologias geraram em nossa sociedade. Ao olharmos o âmbito escolar, percebemos que a escola já não é a primeira fonte do conhecimento para os alunos e sim um pequeno espaço onde há trocas mutua de ambas as partes. Observamos que cada vez mais alunos possuem dificuldades na aprendizagem, uma vezque o conhecimento não se encontra vinculado a vivencia cotidiana dos mesmos.
As informações vêm chegando com tanta velocidade que não ha tempo para um processo de adaptação, e com isso se faznecessário à mudança do perfilescolar.As instituições educacionais deverão ajudar o aluno a utilizar os diversos sistemas culturais de representação do pensamento, que implica nas novas formas de letramento e alfabetização.Deverá despertar a curiosidade dos mesmos, desenvolver práticas interativas e sempre estar abertos a mudanças na forma de mediar. Buscar uma forma de ajudar os alunos a organizar e utilizar todo o conhecimento adquirido, para que esse possa fazer o uso correto de certas tecnologias e poder absorver o máximo que ela tem a oferecer.
 É preciso antes de tudo isso aceitar o desafio, ser avido e inovador, pois esse processo de mudança não é fácil, mas é necessário para que possamos ter cidadãos ativos. É preciso vencer os nossos limites e irmos além, e ao final o resultado será gratificante apesar de toda trajetória árdua.

0 comentários:

Postar um comentário