Desde os tempos mais
remotos, o ser humano vem desenvolvendo tecnologias em busca de comodidade, facilitando
assim sua vida. Essa busca impulsionou ao desvendamento da natureza, suas leis,
e mecanismos, assim o homem foi capaz de criar métodos, equipamentos e leis que
o possibilitassem o conforto e lhe gerasse renda. Foi buscando melhorias nas
atividades diárias é que se pode observara necessidade da inclusão dessas na
rede escolar, pois bem sabemos que a tecnologia vem avançando de maneira
desenfreada na sociedade, de modo que não se pode privar a escola desse
desenvolvimento. Não podemos ficar presos a um único método de ensino, devemos
assumir desafios e fazer com que os nossos educandos avancem, oferecendo a
todos as chances de superação e enquadramento em uma sociedade altamente
tecnológica. Se deixarmos de inseri-los nessa “sociedade da informação” estaremos
proporcionando uma exclusão social e negando a eles a oportunidade de inserção
em uma sociedade “evoluída”, tornando-os vitimas passivas diante das massas e
dos avanços. Analisando a essa necessidade de inclusão da tecnologia nas redes
de ensino é que constatamos que essa não pode e não deve estar fora da escola,
uma vez que é considerada uma das “peças” principais para que a aprendizagem
aconteça. Temos que lançar mão de todas as ferramentas possíveis para
proporcionar uma aprendizagem significativa e de qualidade formando pessoas
criticas e capazes de transformar a sociedade. Hoje se pode notar o quanto a
tecnologia vem facilitando a vida de toda rede escolar. Os aparelhos como: som
portátil maquina digital e filmadoras (uso restrito), TVs, aparelhos de DVDs,
retroprojetores, data show e outros ajudam aos educadores levar o ensino a um
novo patamar, tornando a mediação do conhecimento prazeroso e voltado à
realidade do educando, uma vez que esses desejam estar cada vez mais inseridos
ao mundo tecnológico. Os laboratórios de informática e a inserção de programas
governamentais vêm possibilitando o acesso às redes e a conexão ao mundo,
ampliando o horizonte de conhecimento de toda escola. Logo nota-se com todos
esses avanços e benefícios a importância da inclusão tecnológica nas escolas,
uma vez lembrando que essas devem ser usadas de forma a propiciar mudanças de
atitudes e valores, fazendo uso das mesmas com autonomia e responsabilidade,
visando que a mesma educação que pode educar pode também deseducar.